quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dia 2

Voámos ontem a 2ª manga. 74km com a habitual baliza pré-start à direita da descolagem. Start à entrada de Piedrahita seguido de uma baliza a W da povoação e golo em Ávila. Cedo se percebeu que a condição estava bem fraca, uma vez que os wind-dummies que descolaram não conseguiram subir e acabaram a voar bem baixos no vale.
Com a abertura da janela pelas 13:00, praticamente todos os pilotos descolaram e acabaram a "ladeirar" sem conseguir subir mais que uma centena de metros acima da descolagem. Fizemos o pré-start e dirigimo-nos à baliza de início da prova. Sempre baixos e encostados à montanha. O Cláudio viu um piloto acidentado na encosta e tentou aterrar junto a ele para o socorrer mas era uma zona de saída de térmica turbulenta e penedos que não permitia aterrar em segurança. Foi-lhe comunicado que a organização já estava a par acerca da presença do piloto acidentado e continuou a prova.
O Lacerda que vinha um pouco mais atrás juntou-se praticamente ao grupo onde já estava o Cláudio e seguiram juntos à 1ª baliza e depois em direcção à famosa e dificil passagem de Villatoro. Decisão difícil entre encostar à montanha para subir ou jogar tudo no vale. O 1º grupo tinha subido bem na montanha. Havia um grupo mais pequeno a derivar e a subir pouco no vale. Fizemos uma linha muito boa por cima dos primeiros declives da montanha e na chegada aos Currais a decisão tinha que ser tomada. Vale ou montanha. Fomos para a montanha. Não conseguimos subir como esperávamos e por isso tentámos aproveitar a altura que ainda restava para passar por cima de Villafranca e tentar subir no monte da pedreira. Não conseguimos e acabámos aterrados. O Paulo tinha-se atrasado a fazer o start e não conseguiu chegar à baliza devido ao vento que já se fazia sentir.
Mais tarde foi-nos tristemente comunicado que um outro piloto se tinha acidentado. Infelizmente Francisco Vargas (Argentina) e Eitel Von Muhlenbrock (Chile) acabaram por falecer, em consequência dos acidentes que sofreram.

A Equipa Portuguesa apresenta aqui os profundos pêsames à família, amigos e companheiros de Equipa dos pilotos.

Desportivamente tivemos 2 dias de resultados abaixo do que pretendíamos. Os acontecimentos de ontem afectaram-nos de alguma maneira e discutimos bastante o assunto mas temos consciência e motivação para continuar a dar o nosso melhor nas próximas mangas.

Comunicado da organização do evento aqui

Resultados da 2ª manga aqui




2 comentários:

  1. Admiro-vos a coragem... e admiro essa motivação.
    Só vocês podem tomar uma decisão de votar a favor ou contra continuar a prova
    Seja qual for a decisão que tomem estaremos convosco.
    Mas não se sintam na obrigação... não se sintam pressionados.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Exemplar a grande atitude de fair play do Cláudio na sua tentativa de socorrer um companheiro de voo acidentado, que se viria a saber mais tarde ser o Francisco Vargas.

    Realmente não deve ser fácil alhear de todos estes tristes acontecimentos que contrastam com a vossa alegria de voar. Mas pelas vossas palavras sente-se que é forte a determinação e a união da equipa e, em certos momentos (talvez como este que vivem), isso até é mais importante que os resultados (apesar da recompensa que os bons resultados sempre constituem).

    Nem sempre é fácil minimizar o efeito de variáveis que não controlamos e no parapente, mesmo com muita experiência, isso é bem frequente. Mas, mais tarde ou mais cedo, esse desânimo será substituído pela alegria de resultados que correspondem àquela que sabem ser a vossa valia, sem ter que provar nada a ninguém.

    Importante é que voem em segurança. A nossa maior satisfação é saber que se encontram bem.


    Força Cláudio, Paulo e Pedro!

    Um abraço!

    ResponderEliminar